CONHECIMENTOS EM MARKETING

Durante a graduação, trabalhei na elaboração de planos de marketing, que consiste em: análises de macroambiente, ambiente setorial e interno.

Após está etapa, que já se tem uma ótima base de informações da área de atuação, iniciamos o desenvolvimento do plano de marketing propriamente dito, traçando a Matriz SWOT, GE, BCG e Porter, onde se obtêm um panorama das ameaças e oportunidades que a empresa irá encontrar, seus pontos fortes e fracos, a classificação e importância de seus produtos/serviços para própria organização, sua competitividade, atratividade e força que tem no mercado atuante. A próxima fase consiste em levantar o potencial do mercado, realizar a segmentação (geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental), trabalhar no posicionamento e diferenciação da empresa e seu crescimento esperado para os próximos anos.

Logo em seguida, elaboramos a estratégia de produto (portfólio, níveis e ciclo), preço (estimativa de custos, política e adequação de preço), distribuição (níveis, membros e gerenciamento de canais, armazenagem, pedidos, força de vendas) e divulgação (conceito, objetivos, criação de peças, planejamento de mídia).

Por fim avaliamos a viabilidade da empresa, utilizando análises financeiras e realizando projeções das vendas e custos fixos e variáveis.

No primeiro ano, trabalhamos em uma causa beneficente com o Lar São Francisco de Assis, com o objetivo de implantar as estratégias do marketing e organizar um evento para arrecadar fundos. Além disso, foi preciso planejar ações futuras para que a ONG pudesse se manter e atender ainda melhor aqueles que a procuravam.

Lançar um produto inédito no mercado foi o desafio do segundo ano, porém era necessário utilizar a estrutura de uma empresa real para simular esse lançamento. Assim, escolhemos a empresa de Bebidas DON, de Ribeirão Preto. O produto criado foi um suco que une dois sabores (laranja e acerola) e um conceito de embalagem totalmente novo, onde é possível dobrá-la (sanfonada), para que a medida que o suco é consumido, pode-se compactar a caixa cada vez mais, ajustando-a ao espaço na geladeira. Além disso, existe o apelo sustentável, pois é produzida a partir dos insumos do bagaço da cana de açúcar, matéria prima abundante na região a ser produzido.

Para nos certificar do sucesso que o produto alcançaria no mercado real, foram feitas todas as análises e estratégias marketing, pesquisa de campo e a campanha de lançamento.

No terceiro ano, analisamos e remontamos a estratégia de marketing de um produto já existente. Através da Ethika Suplementos Alimentares, coletamos informações de uma linha de seus produtos, voltados para o ganho de massa muscular.

Para que a estratégia fosse feita, estudamos o comportamento do mercado e seu público alvo. Assim, o foco era aumentar o market share nos estados de SP e RJ. Para isso repensamos principalmente a distribuição e comunicação desses produtos.

Para o trabalho de conclusão de curso é necessário elaborar um Projeto Experimental, criando uma empresa, desde a contratação de funcionários, plano de negócio, produtos/serviços prestados, plano de marketing, plano financeiro, campanha de lançamento e objetivos para os cinco anos iniciais.

Criamos a Saga Kart Indoor, voltado para amantes da velocidade, amadores, mas que encontrarão um ambiente profissional e totalmente temático, simulando a rotina que pilotos de Fórmula 1 encontram nos dias de corrida. Desde coletiva de imprensa, até filmagens das competições.

Assim como nos anos anteriores, foram elaboradas as todas etapas que envolvem um planejamento de marketing (citados no início do texto) e os desafios reais encontrados no mercado.

Wellington Martins Sanches - 16.99115.7615 - falecom@wsanches.com